terça-feira, dezembro 11, 2012

Newton gostava de ler!

 
 
Os princípios orientadores do Programa da Rede Bibliotecas Escolares (RBE) pretenderam dotar as escolas de meios que induzam à melhoria dos níveis de formação dos seus utilizadores. A criação de contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia, fazem parte da missão da biblioteca escolar porque promovem a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida. O projeto Newton gostava de ler congrega duas conceções que nem sempre se associam:
     . o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional;
     . a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência.
A rede local de bibliotecas de Aveiro tem no seu meio a Fábrica Centro CiênciaViva (FCCV) que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender ciência. A RBE convidou a Universidade de Aveiro (UA) para desenhar conjuntamente um projeto que aliasse à experimentação científica a promoção da leitura e fosse concretizável em bibliotecas escolares integradas na RBE.
O projeto criou um programa anual de leitura de livros em que, transversalmente, a ciência está presente, criando pontes e motivações para a realização de pequenas ações experimentais, envolvendo materiais de custo acessível e de replicação simples noutras bibliotecas.
Além das reuniões preparatórias, o cronograma definido revela sete sessões/ módulos, divididas pelos três períodos letivos, com uma duração média de 60 minutos repartida pela metodologia formativa do professor-bibliotecário e pela experimentação em cada biblioteca.
 Da biologia ao nanomundo, passando pela matemática e pela química, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando, colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca. O impulso para experimentar o kit ciência, que ali se mantém para utilização autónoma de docentes nas suas práticas letivas, faz prever uma harmoniosa articulação.
Em 2012-2013,  o projeto foi alargargado a nove agrupamentos e a uma escola secundária de Sintra, envolvendo um total de vinte e cinco estabelecimentos de ensino e estendendo a parceria existente ao Centro Ciência Viva deSintra (CCVS) e à Câmara Municipal deSintra.




           A nossa escola aderiu ao projeto Newton e já se realizaram as duas primeiras sessões, nos dias 16 de novembro e 7 de dezembro, onde a leitura e a ciência estiveram de mãos dadas. A turma- base do projeto é o 6ºC e, ao longo do ano, e na Semana da leitura, alargar-se-ão as sessões a outras turmas/ anos/ ciclos, conforme a temática e o interesse que os professores das áreas das Ciências possam manifestar, de acordo com o perfil das suas turmas.