quinta-feira, julho 17, 2014


A LEITURA


Um dos nossos principais objetivos continua a ser a motivação para a leitura: autónoma / ao domicílio/ sala de aula. As estatísticas são muito positivas: Ao longo do ano letivo, foram requisitados 3842 livros para casa, por alunos, professores e funcionários, tendo-se superado as estatísticas anteriores, mesmo com menos alunos de 2º ciclo.
                     O ano com mais requisições é o 5º ano, mas o 7º e 8º estão a par do 6º ano, o que nos permite concluir que está a aumentar a leitura no 3º ciclo.
 
 

Relativamente à leitura na escola, os dados também são muito positivos como podemos observar no gráfico seguinte. 

 Leitura na Escola - Número de Utilizadores: 12 188
Destacam-se:
A leitura individual presencial, na Biblioteca - 1662
Das obras de Educação Literária - 7896
Das obras do PNL - 2632

Continuámos a desenvolver o Projeto LER+, com as orientações do PNL e da Educação Literária. No início do ano, adquiriram-se alguns títulos em baús com cerca de catorze exemplares cada, para todos os anos dos três ciclos. Os Projetos de Leitura continuam a movimentar o nosso quotidiano, aproveitando diferentes comemorações ou atividades para a sua expressão máxima. Foram os casos, do Dia Mundial das Bibliotecas Escolares, no dia 28 de outubro, do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, no dia 23 de abril, em que todo o agrupamento parou para ler “A liberdade”, às nove horas da manhã, associando-se às comemorações dos quarenta anos do 25 de abril e da dinamização da 9ª Maratona da Poesia.

Consolidaram-se os projetos já assumidos anualmente pela BECRE e agrupamento, nomeadamente a planificação e dinamização da Semana da Leitura (24 a 28 de Março), do 7º Sarau de Leitura – 28 de Março de 2014 e da 9ª Maratona da Poesia (maio e junho de 2014), com um grande sucesso, quer quanto à qualidade, quer quanto à colaboração dos professores de português e de alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário