Projeto NEWTON

NEWTON

GOSTAVA DE LER!



         Os princípios orientadores do Programa da Rede Bibliotecas Escolares (RBE) pretenderam dotar as escolas de meios que induzam à melhoria dos níveis de formação dos seus utilizadores. A criação de contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia, fazem parte da missão da biblioteca escolar porque promovem a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida. O projeto Newton gostava de ler congrega duas conceções que nem sempre se associam:
       . o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional;
       . a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência.


A rede local de bibliotecas de Aveiro tem no seu meio a Fábrica Centro CiênciaViva (FCCV) que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender ciência. A RBE convidou a Universidade de Aveiro (UA) para desenhar conjuntamente um projeto que aliasse à experimentação científica a promoção da leitura e fosse concretizável em bibliotecas escolares integradas na RBE.
O projeto criou um programa anual de leitura de livros em que, transversalmente, a ciência está presente, criando pontes e motivações para a realização de pequenas ações experimentais, envolvendo materiais de custo acessível e de replicação simples noutras bibliotecas.




NEWTON
GOSTAVA DE LER
(módulo III, ano IV)
"Quase Robots"


NEWTON
GOSTAVA DE LER
(módulo II, ano IV)

"Difrat' arte"



NEWTON
GOSTAVA DE LER
(módulo I, ano IV)

"Creme de mãos"



NEWTON
GOSTAVA DE LER
(módulo V, ano III)

"3, 2, 1... lançar sonda na biblioteca"







NEWTON
GOSTAVA DE LER
(módulo IV, ano III)

"Ciência a motor"



NEWTON
GOSTAVA DE LER
(módulo III, ano III)

"Enigmatemático"






Apresentação dos diferentes Módulos/Temas do Projeto Newton gostava de ler






 NEWTON
GOSTAVA DE LER

(módulo II, ano III)

"Pós Sob Investigação"



NEWTON
 GOSTAVA DE LER

(módulo I, ano III)



"Experiência Emulsionante"







NEWTON

GOSTAVA DE LER

(módulo V, ano II)

"Saber em gel"

NEWTON

GOSTAVA DE LER

(módulo IV, ano II)


Brincadeiras com ciência





NEWTON

GOSTAVA DE LER

(módulo III, ano II)

Cristaliza esta ideia



O Projeto “Newton gostava de Ler” continua a ser dinamizado com a turma do 6 ºA, em articulação com a disciplina de Ciências da Natureza e Português. Desenvolveu-se mais uma sessão no dia 31 de março, na abertura da semana da ciência, com o tema “Cristaliza essa ideia”.
NEWTON

GOSTAVA DE LER

(módulo II, ano II)

 

História Animada





NEWTON

GOSTAVA DE LER

(módulo I, ano II)

 

Gelo Científico

  



 A BE/CRE aderiu mais uma vez ao projeto “Newton gostava de ler” que associa a leitura à ciência. Serão desenvolvidas cinco sessões, sendo a turma do 6ºA, a principal recetora de cada uma das sessões. Far-se-ão, posteriormente, “réplicas” dessas sessões em turmas diferenciadas, do 3º ao 9º ano de escolaridade, e nas diferentes BE/CRE do agrupamento. Na sequência do êxito e da dinamização de atividades deste projeto, foi criado o Clube da leitura e da ciência, da responsabilidade das professoras Graciete Monteiro, Salomé Almeida e Sílvia Ribeiro que vai funcionar às segundas-feiras, na sala 2/CN, das 13.15 às 15horas. Será um espaço aberto à inscrição de turmas ou alunos.


Em jeito de conclusão...


O Projeto Newton gostava de ler, com o apoio simultâneo da RBE e de verba do agrupamento, permitiu a aquisição de sete maletas pedagógicas, com onze obras de literatura e Kits de apoio a diversas atividades experimentais de várias áreas das ciências naturais e experimentais. Este projeto, em articulação com a RBE e os Centros de Ciência Viva de Aveiro e Sintra, foi desenvolvido na escola sede, em sete sessões com a turma do 6ºC. A formação de cada um dos módulos foi realizada no Centro de Ciência Viva de Sintra, onde estiveram sempre presentes as três professoras bibliotecárias, a coordenadora do departamento de Matemática e Ciências Experimentais (ou outros elementos do departamento, consoante a área desenvolvida). Foram realizadas vinte e duas réplicas do projeto, das diferentes sessões, em turmas do agrupamento, do 3º ao 8º ano de escolaridade, essencialmente, na Semana da Leitura e da Ciência. A turma do 6ºC e respetivos professores e encarregados de educação avaliaram de forma muito positiva todas as sessões e o impacto nas aprendizagens dos alunos. As “réplicas” realizadas nas restantes turmas também tiveram uma grande adesão e envolvência.

Este projeto foi dinamizado pela Professora Bibliotecária da escola sede, professora Graciete Monteiro, com a colaboração das duas Professoras Bibliotecárias, Conceição Moscoso e Emília Fernandes e teve um grande apoio da equipa da BE/CRE, Professores João Lopes, António Almeida e a Dona Virgínia Nunes. Contou ainda com a colaboração do professor António Grosso, professor do 6ºC e com a professora Salomé Almeida que articulou as atividades com o seu departamento, de forma eficaz.


Balanço final do Projeto Newton nas Bibliotecas de Sintra



NEWTON

GOSTAVA DE LER

(módulo VII)

Química em festa


NEWTON

GOSTAVA DE LER

(módulo VI)

Dunas




NEWTON

GOSTAVA DE LER

(módulo V)

 

A Arte de Calcular



 

NEWTON

GOSTAVA DE LER

(módulo IV)

 

Nanomundo








NEWTON

GOSTAVA DE LER

(módulo III)

 

As palavras também têm PH



N E W T O N

gostava de ler

(módulo II)

A Biodiversidade da Manta Morta

N E W T O N

gostava de ler

(módulo I)

A Lâmpada de gelo




NEWTON

GOSTAVA DE LER!



         Os princípios orientadores do Programa da Rede Bibliotecas Escolares (RBE) pretenderam dotar as escolas de meios que induzam à melhoria dos níveis de formação dos seus utilizadores. A criação de contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia, fazem parte da missão da biblioteca escolar porque promovem a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida. O projeto Newton gostava de ler congrega duas conceções que nem sempre se associam:
       . o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional;
       . a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência.

A rede local de bibliotecas de Aveiro tem no seu meio a Fábrica Centro CiênciaViva (FCCV) que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender ciência. A RBE convidou a Universidade de Aveiro (UA) para desenhar conjuntamente um projeto que aliasse à experimentação científica a promoção da leitura e fosse concretizável em bibliotecas escolares integradas na RBE.
O projeto criou um programa anual de leitura de livros em que, transversalmente, a ciência está presente, criando pontes e motivações para a realização de pequenas ações experimentais, envolvendo materiais de custo acessível e de replicação simples noutras bibliotecas.
Além das reuniões preparatórias, o cronograma definido revela sete sessões/ módulos, divididas pelos três períodos letivos, com uma duração média de 60 minutos repartida pela metodologia formativa do professor-bibliotecário e pela experimentação em cada biblioteca.
 Da biologia ao nanomundo, passando pela matemática e pela química, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando, colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca. O impulso para experimentar o kit ciência, que ali se mantém para utilização autónoma de docentes nas suas práticas letivas, faz prever uma harmoniosa articulação.
Em 2012-2013,  o projeto foi alargado a nove agrupamentos e a uma escola secundária de Sintra, envolvendo um total de vinte e cinco estabelecimentos de ensino e estendendo a parceria existente ao Centro Ciência Viva de Sintra (CCVS) e à Câmara Municipal de Sintra.


A nossa escola aderiu ao projeto Newton e já se realizaram as duas primeiras sessões, nos dias 16 de novembro e 7 de dezembro, onde a leitura e a ciência estiveram de mãos dadas. A turma- base do projeto é o 6ºC e, ao longo do ano, e na Semana da leitura, alargar-se-ão as sessões a outras turmas/ anos/ ciclos, conforme a temática e o interesse que os professores das áreas das Ciências possam manifestar, de acordo com o perfil das suas turmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário